segunda-feira, 26 de março de 2012

PROFETAS E VINGADORES

Vendas Novas, 26 de Março de 2012

NA IRLANDA, em 1650, James Hurst «descobriu» que a criação do mundo aconteceu em 4004 a.C., no dia 7 de Setembro, às 9 da manhã. Comparável, mas profeta com menos rasgo do que este é aquele que os maus fados colocaram como Procurador-Geral das ordens financeiras da troica, o imponderável Gaspar. É que Gaspar profetizou o ano e o dia em que a austeridade nos conduz ao paraíso que é voltar aos mercados da usura, mas esqueceu-se de marcar a hora. Por mais que profetize, não se vai livrar de lá para Maio ou Junho lhe começarem a cobrar pelo desastre inevitável da sua política depressiva.

Dir-me-ão: mas ele é muito popular e o povo está disposto a dar-lhe a pele, se ele pedir, mesmo que devagarinho, como é seu jeito. Claro. Eu até acho que cada povo tem o Gaspar que merece. Além disto, ser masoquista não é crime e, como diz a cantiga, «Quando os mais são feitos em torresmos, não matam os tiranos, pedem mais».

Crime – e dos grandes – é dar bocas à polícia à margem das manifestações domesticadas e consentidas pelo sistema. Aos que dão bocas foleiras, há que partir-lhes os dentes e se os jornalistas estiverem a reportar os excessos policiais, levam também, que o Dr. Macedo bate palmas e, caso haja muita celeuma, far-se-á um inqueritozinho para inglês ver.

O que nos vale é a pinta de justiceiros que conhecidos vingadores têm, como é o caso do secretário-geral, presidente (ou lá o que é) do ilegítimo (mas legalizado) partido político ultramontano registado oficialmente como Associação Sindical de Juízes. Em fim de mandato, teve como última ação indecorosa apresentar queixa contra 14 ministros do governo anterior com o pretexto de mau uso dos cartões de crédito, como se não houvesse tribunal de contas, pensando talvez vir a julgar do mesmo modo que acusa. Ah, o governo do Sócrates foi-nos ao bolso, pois não perde pela demora… Seremos queixosos, acusadores e juízes implacáveis. Cá se fazem, cá se pagam.

E o povo bate palmas.

O país está preparado e pronto para a vinda de um salvador, de um justiceiro, venha ele do Vimieiro ou de Freixo de Espada-à-Cinta. Um só chefe que tudo sabe e em tudo manda.

Paradoxalmente, o grande obstáculo é a União Europeia.

 

ABDUL CADRE

Sem comentários:

Enviar um comentário