domingo, 6 de fevereiro de 2011

PROVINCIANISMOS DEMOCRÁTICOS

Vendas Novas, 05 de Fevereiro de 2011

PODEM achar que é exagero da minha parte, mas estou em crer que só poderíamos esperar bondade da democracia sufragista se, mantendo o direito de votar ou não votar, fosse obrigatória a inscrição nos partidos políticos. Isto é, todos os cidadãos, no momento de votar, teriam de apresentar comprovativo de filiação partidária; de cartão de eleitor é que não precisariam. Além disto, os partidos reservar-se-iam o poder de não passar cartão aos militantes indolentes e inactivos; sem esse comprovativo, nem sequer a carta de condução poderia ser tirada e os impostos seriam calculados em dobro. Os apartidários tampouco teriam direito a vacinas gratuitas, descontos, promoções e outras complicações.

Então não andam sempre a dizer lá do alto, os que estão no alto e têm direito a dizer, que é nos partidos que está o cerne da democracia? Então que seja!

E sabem que mais? Tenho cá para mim que em boa verdade não há apartidários, ou dito de outro modo: um apartidário é um partidário que tem vergonha de ser partidário.

Com a minha proposta, acabava aquela boca foleira dos ociosos palradores que bolçam a torto e a direito «o que eles querem é poleiro». Desta forma, ou faziam parte do galinheiro e estavam caladinhos ou não faziam e por isso, não tendo nada a ver com o assunto, estavam caladinhos da mesma maneira.

Já viram o procedimento comum do português típico? Senta-se negligentemente na esplanada a beber a sua bejeca, comentando com ar superior: «a malta não quer é trabalhar». E espreguiça-se. Quando entra na política é mais acintoso ainda: «Quem? Os políticos? São todos uma cambada de ladrões. Com o meu voto não vão eles para lá

Sendo os típicos muitos e estando a multiplicar-se perigosamente, não há que nos admirarmos de as sondagens dizerem que no tempo da outra senhora se vivia melhor. Aliás, palpita-me que a maioria dos respondentes não viveu nesse tempo que desconhece mas louva. É cá um feeling...

Entretanto, apareceram aí uns maduros a convocar o botabaixismo de base a pronunciar-se sobre a diminuição do número de deputados na AR. Fantástico. E atiram-nos com sondagens à cara que dizem que 97% dos portugueses estão de acordo. Dos portugueses ou dos portugueses que responderam? É que não é a mesma coisa. A mim não me perguntaram nada e se me tivessem perguntado mandava o perguntador dar banho ao cágado. Se calhar, gente que vota no PCP e no BE também disse que sim, sem perceber que os seus partidos seriam varridos da Assembleia, a qual ficaria entregue ao Centralão PS/PSD.

Eis uma expedita forma democrática de corromper a democracia.

ABDUL CADRE

1 comentário:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    ABDUL CADRE

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderEliminar